sábado, 7 de dezembro de 2013

FÓRUM DOS GESTORES PÚBLICOS DA ZONA DE AMORTECIMENTO DA REBIO TINGUA


Participantes posam no paço municipal em Nova Iguaçu

O Fórum de Gestores Públicos da Zona de Amortecimento da ReBio Tinguá em sua primeira reunião (05/12) definiu como prioridade a construção dos Planos Municipais de Restauração da Mata Atlântica. Com a presença dos secretários de Meio Ambiente dos municípios de Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, Miguel Pereira, Petrópolis e suas equipes técnicas, a SEA, através da Superintendência de Biodiversidade e Florestas, a AEMERJ e a equipe gestora da Reserva Biológica do Tinguá. O projeto dos Planos Será submetido a Câmara de Compensação Estadual do Estado para o custeio deste grande desafio para este território.
Os planos municipais serão constituído de estudos que indicarão as áreas prioritárias para a conservação, preservação e recuperação da Mata Atlântica na Zona de Amortecimento da maior reserva biológica federal do Estado.
A ReBio Tinguá com vinte e quatro anos de criação, protege uma área de vinte e seis mil hectares, compreendidos por terras dos municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Petrópolis e Miguel Pereira, e ainda com Japeri e Queimados, compondo sua zona de amortecimento. A UC está inserida na Zona Núcleo da Reserva da Biosfera de Mata Atlântica (RBMA), sendo o terceiro hot spot mundial, declarado pela RBMA.
Com ações de planejamento, que sinaliza uma rede de CEA (Centros de Educação Ambiental) nos seis municípios que compõe a ZA da unidade, investimentos do BNDES da ordem de dois milhões de reais, para a recuperação de cento e trinta hectares no interior da UC, e mais um milhão e meio para a ZA na porção norte, com a sinalização da elaboração dos Planos Municipais de Recuperação e Restauração da Mata Atlântica, com o processo de regularização dos empreendimentos inseridos em sua Zona de Uso Conflitante, a ReBio Tinguá vive um momento ímpar, desde sua criação, afirma Flavio Silva, biólogo e gestor da UC, que completa: "conseguimos ao longo de dois anos equipar a unidade com instrumentos de precisão, implementar o laboratório de geoprocessamento, fomentar o aumento de pesquisas científicas, fortalecer a Educação Ambiental do entorno e no interior da UC, adquirir três novas viaturas e ainda a lotação de dois novos analistas ambientais, para o Tinguá". Com a formação do Fórum de Gestores Públicos da ZA da ReBio, os esforços de proteção serão ampliados e os resultados contribuirão para a conservação deste importante refúgio da biodiversidade do estado do Rio de Janeiro.
O Fórum dos Gestores Públicos da Zona de Amortecimento da ReBio Tinguá, foi oficialmente constituído em sete de novembro em seminário realizadores Tinguá, quando fora assinada a carta de intenções pelo secretário estadual do ambiente, Carlos Minc, os seis secretários municipais de meio ambiente que compõe a ZA, o coordenador regional do ICMBio, Luiz Felipe de Luca e o chefe da unidade Flavio Silva.

Nenhum comentário: