sexta-feira, 28 de setembro de 2012

VII CBUC - Encontros e Caminhos para as Unidades de Conservação do Brasil

Presidente do ICMBio fala para uma plenária lotada

Estive durante os dias 23 a 27 de setembro em Natal-RN, para participar do VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, realizado pela Fundação Boticário e com apoio de muitas outras instituições, o VII CBUC reuniu um grande número de gestores e profissionais de meio ambiente, somente do ICMBio foram mais de 200 servidores participando ativamente.

Com uma gama de palestrantes nacionais e internacionais com vasta experiência em territórios protegidos, podemos problematizar teses e fatos contemporâneos que desafiam a proteção dos recursos naturais do planeta. Com uma visão muito voltada a difundir e cumprir as metas de AICHI, estabelecidas durante a Convenção sobre Diversidade Biológica (COP-10), realizada em 2010 em Nagóia, Japão, com destaque para a meta 11, que define o aumento significativo de áreas protegidas até 2020, com um olhar mais específico para a tridimensionalidade marinha.

Para o Brasil o desfio está em criar novas áreas de exclusão de pesca e santuários marinhos, ordenando a pesca e a extração dos recursos pesqueiros. Para um país com a costa do Brasil, ainda é pouco o que temos de áreas protegidas marinhas e de Zoneamento Ecológico Econômico.

 Com o presidente do ICMBio Roberto Vizentin destacando os desafios contemporâneos para as Unidades de Conservação Federais e a necessidade de cada vez mais, os gestores envolverem a comunidade no esforço de proteção destes espaços, fomentando a geração de emprego e renda sustentáveis, dignos e ecologicamente corretos. Sinalizou o desafio de ser a UCs Federais as grandes indutoras de desenvolvimento ecologicamente equilibrado dos territórios abrangidos. Foi um grande evento e muito importante para as articulações institucionais e construções coletivas, promotores de arranjos locais produtivos em favor da Biodiversidade Brasileira. Um sucesso!!! 

Nenhum comentário: