domingo, 14 de novembro de 2010

CONVERSA DE PESCADOR - É HORA DE FAZER BARULHO!

Cinco pães e dois peixes: O milagre da multiplicação

Uma época realizei um trabalho de Educação Ambiental com a comunidade pesqueira da Bacia de Campos para o licenciamento da atividade de sísmica naquela região. Este trabalho foi muito gratificante, pois conheci uma grande quantidade de pescadores, chefes de colônias, donos de barcos, marisqueiras e seus filhos, que nos encontramos durante doze meses sistematicamente.
Foi um trabalho árduo, com pessoas muito bacanas e competentes, mas a realidade daqueles pescadores era muito dura.
Pescaria Artesanal para sustentar mulher e filhos não é fácil, precisa de muita dedicação, muito conhecimento  empírico e muita, muita força física. Onde quase a totalidade desejava que o filho não seguisse na profissão e tivesse um futuro melhor.
De quem está de fora um trabalho nobre, belo, cativante e mágico. Por todos os aspectos: as redes, as técnicas, as estórias, os sofrimentos, os sufocos, as pessoas. As pessoas destas ninguém esquece. Pessoas simples, acolhedoras e amigas de verdade. Como não se encontra mais fora do litoral.
Mas estas dificuldades do ofício, não poderia ser comparada as humilhações que as chamadas "Colônias de Pescadores" os impõem. São desassistidos, abandonados, mal tratados e tudo de ruim que se possa imaginar.
Pôr que isto me vem à cabeça agora? Quando vi a matéria sobre o "Auxílio Defeso" do Governo Federal que pessoas que nunca pescaram estariam recebendo, percebi que esta realidade é muito pior do que imaginei. 
Ouvi relatos que os presidentes das Colônias concediam benefícios a parentes e amigos e para os pescadores a burocracia era tanta, que os mesmos desistiam.
Senhores Promotores, tenham sucesso, pois deste sucesso dependem milhares de famílias de pescadores do país inteiro, muitos de águas de interiores, que são mais desorganizados naturalmente. Senhor Ministro do Trabalho procure informações nas praias do Brasil inteiro, temos muito a fazer pelos nossos pescadores artesanais e talvez esta seja a grande oportunidade de fazê-lo.
 Amigos pescadores é hora de fazer barulho!!!

Quem nunca pescou não pode tirar o sustento de quem vive de por pescado em nossa mesa!!!!

Nenhum comentário: