quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

RIO 50 GRAUS CIDADE MARAVILHA DA BELEZA E DO CAUS.



“Vem chegando o verão, o calor no coração”... O Rio de Janeiro tem uma imagem tropical ligada ao verão, às praias, ao sol. Mas como nos últimos dias, até nós, os cariocas estamos assustados. Sensação térmica de 50 graus é impensável, não me recordo de nenhuma referência remota a esta possibilidade. Sempre que o calor era considerado INSUPORTÁVEL, se dizia – Calor de 40 graus!


A minha preocupação é que as moradias que descem encostas a baixo, não são mais barracões de zinco como no samba, mas quartinhos de amianto, ou semi-estufas, com cinco, sete, dez pessoas em um único cômodo e sem SPLIT. As pessoas morrem de calor... As pessoas morrem de frio.

Porque será que COPENHAGUE foi este fracasso? Porque será que é tão difícil conseguir que os ricos desenvolvidos assumam a responsabilidade pelo nível proporcional de perturbação no clima mundial?

Colocar todos no mesmo patamar para a busca de solução e custeio de ações, quer dizer: - Nós os abastados pelo sistema, temos como nos defender, vocês empobrecidos pelo mesmo sistema estão condenados. Quase que uma alusão a seleção natural (?).

Quanto tempo ou quantos graus será necessário para os enriquecidos perceberem que esta vantagem selvagem não é vantagem alguma? Que este planeta não respeita classe ou regiões geopolíticas?

Temos Angra dos Reis, Belford Roxo, Duque de Caxias, entre outras e precisamos nos unir para fazer algo. Este Sistema Natural precisa de equilíbrio para possibilitar a vida no planeta. O Sistema Capitalista precisa buscar um equilíbrio para garantir a vida de todos, o equilíbrio não se dá com apenas um lado da balança. E este equilíbrio não é tão simples como aquela balança de mercado popular, com guias em formato de cabeças de dragões – massa de um lado, lastro do outro e as duas cabeças alinhadas, lembra? A balança do equilíbrio ambiental é muito complexa. Precisa de uma multiplicidade de ações. Precisa de uma organização de ações. Precisa de investimentos. Precisa ACORDAR logo, porque depois, poderá ser TARDE DE MAIS.


Nenhum comentário: