terça-feira, 5 de janeiro de 2010

ANO NOVO



Chegou o trágico final de ano e um saldo de cinquenta mortos no Rio de Janeiro. As festas e os fogos tornaram-se opacos diante de mais uma tragédia anunciada. Chuvas de Verão e Mortes. É sempre assim... Uma vez em São Paulo, outra em Santa Catarina, outra aqui no Rio de Janeiro... E assim vai. Todo verão somos pegos de surpresa. SURPRESA? COMO SE NUNCA TIVESSE CHOVIDO ANTES? Que nada. É uma falta de interesse político de ajudar a quem precisa e se abriga nas encostas e proteger quem não precisa e permitir que se construa nas APP’s.
Área de Preservação Permanente = Faixa Marginal de Proteção dos cursos d água e nascentes, naturais ou artificiais e áreas com inclinações superiores a 45 graus.
Onde ocorreram os casos deste fim de ano? Fatalidade? Culpa das chuvas? Ouvi alguém dizer que: “A natureza não erra nem acerta, ela simplesmente acontece” completo – Nós erramos! Erramos quando licenciamos algo que não poderia ser licenciado, pela influência política ou pela corrupção! Erramos quando permitimos o crescimento desordenado, quase que condenando os sem teto/terra e outros nomes usados para definir quem precisa morar e não teve como comprar um lote dignamente e ocupa as APP’s, a morrer no próximo verão. Como se não fosse problema nosso!
Cinquenta Mortos. E agora os gestores públicos quando não apontam o dedo sujo de sangue acusando a natureza, culpam as gestões passadas. Chega gente, é preciso fazer algo já, pois outros morrerão. Não pode porque MATA! Não só porque, ali, a natureza é intocável. Mas porque MATA.
Sem medo de errar afirmo: Tem uma parcela de culpa quem construiu em APP, mas a responsabilidade é de quem permitiu construir lá, pelos motivos já citados. O PODER PÚBLICO tem o dever de proteger as APP’s, salvar VIDAS e PATRIMÔNIO dos cidadãos mais EMPOBRECIDOS ou ENRIQUECIDOS pelo SISTEMA adotado pela sociedade CONTEMPORÂNEA.

FELIZ ANO NOVO.

Nenhum comentário: