segunda-feira, 22 de março de 2010

ENCONTRO COM CARLOS MINC

Flavio Silva e Carlos Minc, com Artur Messias ao fundo

No encontro de apresentação do Livro A história de Chico Mendes para crianças da Escritora Fátima Reis, tive oportunidade de conversar calmamente com o Ministro de Meio Ambiente, Carlos Minc sobre entre outras questões; a situação da Reserva Biológica de Tinguá. A nomeação do atual chefe, sem consulta ao Conselho Gestor da Unidade deixou o movimento ambiental da Baixada Fluminense apreensivo, pois um cabo da polícia militar, aparentemente não teria experiência administrativa ou formação profissional para chefiar a gestão desta importante ReBio.

A não apresentação de um plano de gestão deixa algumas dúvidas quanto a real motivação que coloca como chefe um militar, que não tem foramação em políticas públcias, não tem formação em processos democráticos e participativos, nunca participou de uma conferência de meio ambiente, ou algo similar, nem mesmo quando foi realizado em território iguaçuano. A escola da polícia militar do Rio de Janeiro não deve ser muito parecida com a proposta de gestão defendida pelo Instituro Chico Mendes, então como justificar esta nomeação?

Um agravante ainda é a não implantação do Plano de Manejo da Unidade , que prevê uma enormidade de ações que visam a preservação e a conservação deste patrimônio natural ímpar.

O Ministro se solidarizou com os nossos anseios e abriu espaço para uma conversa onde soluções sejam apresentadas, em buscas de melhoras nas políticas ambientais para a Unidade de maior extenção territorial com importante fragmento de Mata Atlântica do País.


Nenhum comentário: